sábado, 30 de maio de 2015

SARAU E ARTES





No dicionário seu significado está prescrito como festa noturna, em casa, clube ou teatro =ESTA LITERÁRIA NOTURNA.


SARAU DE HISTÓRIA


O que o aluno poderá aprender com esta aula


·         Ler textos dos gêneros previstos para o ano ajustando estratégias de leitura;        
·         Utilizar a linguagem oral com eficácia, expressando sentimentos e opiniões;           
·         Produzir textos escritos coerentes, considerando o leitor e o objetivo da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atende a intenção comunicativa;
·         Escrever textos dos gêneros previstos para o ano utilizando escrita alfabética e preocupando-se com as normas ortográficas.
Os alunos precisam estar inseridos em um contexto de letramento, convivendo e/ou tendo noções de diferentes gêneros textuais.
Estratégias e recursos da aula
 A DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA
 O trabalho com a diversidade de gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. Aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
O trabalho com os diferentes gêneros textuais deve ser norteado a partir dos blocos de conteúdos de Língua Portuguesa propostos para o Ensino Fundamental pelos PCN (1998): Língua Oral, Língua Escrita (Prática de Leitura/Prática de Produção de Texto) e Análise e Reflexão sobre a Língua.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O professor deve ter bem definido quais gêneros textuais pretende trabalhar com sua turma antes de dar início a esta sequencia, para que possa explorar as quatro competências previstas para este trabalho: ler, ouvir, conhecer e produzir diferentes gêneros textuais. Esta sequencia didática será desenvolvida em cinco aulas, como se apresenta no exemplo a seguir,tendo o CONTO DE FADAS como gênero textual estudado.
1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA
Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.
Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos prévios que os alunos têm em relação ao gênero estudado. No caso do CONTO, é preciso identificar quais histórias  a turma já conhece/quais são as suas preferidas/etc.
Leitura feita pelo professor: Ex.: O Patinho Feio, A princesa e a Ervilha (Hans Christian Andersen).




- A arte é geralmente entendida como uma atividade do indivíduo ligada a manifestações que tem a ver com a estética.

- É feita por artistas a partir de uma emoção, de uma ideia ou a percepção, de um momento determinado.
-A arte da um significado único e diferente a cada obra de arte.



OBRAS ARTÍSTICAS



A NEGRA MALUCA

Vejam que boneca engraçada para fazer com alunos usando aquela garrafa pet da Fanta que tem um formato muito parecido com o corpo de uma mulher. Dica: No seu planejamento de aula você pode propor diferentes cores de pele e cabelo e assim trabalhar a diversidade.

Materiais necessários: garrafa pet (600 ml); folhas de jornal; cola branca; tinta PVA (nas cores marrom, preto, branca, amarelo, vermelho e verde); cola quente; fita crepe; pincel de cerda dura.


Execução: 

1 – Lave a garrafa pet adequadamente e reserve;

2 – Amasse uma folha de jornal formando uma bola e passe um pouco de fita crepe para ela ficar uniforme. Enrole a folha de jornal formando dois canudos que vão ser os braços da boneca;

3 – Com a cola quente cole a bola (que será a cabeça) na boca da garrafa e os bracinhos no corpo. Para o seio faça duas bolinhas pequenas e cole na garrafa; 

4 – Recorte vários pedacinhos de jornal e cole com a cola branca sobre toda a boneca;

                         

5 – Para o cabelo faça canudos pequenos de jornal e enrole cada formando os cachos, como mostra a figura abaixo. Pinte com tinta PVA preta e cole na cabeça com cola quente;

6 – Com o pincel pinte o rosto e os braços da boneca com a tinta PVA marrom. Para o vestido dê duas demãos com a tinta amarela e faça também florzinhas no vestido usando o próprio cabo do pincel.

http://www.sonholilas.com.br/2008/01/14/boneca-feita-com-garrafa-e-jornal/

DESENHO ARTE

 A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas. 
Dando asas à imaginação o aluno criará lindos trabalhos de Artes
Os alunos utilizarão seus próprios dedos para fazerem seus desenhos. 
É importante ressaltar que com esta atividade, muitos aspectos estarão sendo trabalhados com alunos, como, por exemplo: criatividade, coordenação motora fina e habilidades artísticas
Para desenvolver esta técnica será preciso que:
1- A criança aperte seu dedo sobre uma almofada de carimbo ou então que pinte o dedo com tinta aquarela em um pincel.
2- Depois é preciso que a criança pressione seu dedo sobre um papel.
3- Depois de ter esperado um tempo para deixar secar a tinta, o desenho poderá ser feito!
Abaixo se encontram alguns exemplos de desenhos, feitos com esta técnica:


COLAGEM ARTE
RELEITURA DA OBRA DE IVAN CRUZ: PULANDO CARNIÇA

   

Observação da obra, retomando detalhes.

 - Cada aluno recebeu apenas as crianças pulando...

* Pintaram utilizando giz de cera e lápis de cor;

  * Usaram cores fortes;

* Recortaram observando os limites

- Cada aluno recebeu uma cartolina (28cm x 30cm);

 - Utilizaram papéis coloridos, tesoura e cola;

  - Com a técnica de recorte e colagem,  criaram um cenário, considerando que esta brincadeira pode ser divertida em qualquer lugar;
  - Colaram as crianças PULANDO CARNIÇA no cenário feito;
  - Apreciaram as releituras individuais de cada um.
 - Exposição dos trabalhos na sala de aula, também no mural da escola. 




LINKS:

A seguir vídeos de Sarais literários e arte para Fundamental I

Sarau Literário Poesia e Arte

Sarau de Letras do Uni-BH - Monteiro Lobato (Amor de Emília)

Sarau Uni-BH 2013 - Monteiro Lobato (Poema)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário